Fechar
Um guia com 14 páginas
que vão te colocar a par do mundo do mosaico contendo todos os parâmetros para a boa escolha de uma obra para seu espaço.
Receba novidades
da Mosaico!
Receba também

A APRESENTAÇÃO

O que você precisa saber sobre mosaico.

Blog da Mosaico

Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade Ambiental

A mosaico preza muito pela responsabilidade ambiental e se esforça constantemente para trabalhar produzindo beleza com o mínimo impacto ambiental, de maneira que seguimos todos os processos recomendáveis para empresas de nosso porte assim como trabalhamos constantemente para Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Ao longo do processo de transformação da pedra em mosaico temos um exclusivo e avançado processo de aproveitamento total do material, tornando praticamente ínfimo o resíduo. Os demais materiais utilizados durante o processo são totalmente recicláveis e recebem a destinação adequada. 

 

Sustentabilidade do mosaico

Existe um conceito fundamental em arquitetura que nos reporta a utilizar materiais sempre em grandes formatos como mais nobres, visto a raridade e preço de adquirir, fazendo a correspondência ao status de quem os tem. Assim materiais menores tem um valor menor de mercado e infelizmente um consumo muito baixo. Materiais considerados de alta arquitetura são cada vez mais desejados e consumidos, enquanto seus fragmentos menores ficam de lado. No caso da pedra já no tamanho de ladrilho é um material esquecido. Depois do desdobre destas grandes chapas de pedra, os tamanhos médios pouco são utilizados acarretando que toneladas deste material todo dia são colocados de lado a espera de um aproveitamento que acontece raramente. O ateliê utiliza este material, em meio processo entre a chapa grande e o fragmento muito pequeno. Muitas vezes adquirir este material é complicado e requer esforço em conseguir a tonalidade e tamanho ideal, sendo mais fácil e quase de igual preço adquirir ladrilhos industrializados, o que evitamos sabendo que podemos colaborar com a natureza. Hoje temos uma produção artesanal em nível médio, mas nosso objetivo é sempre canalizar este esforço em utilizar o material mais ecológico sabendo que temos que cuidar de nossa grande casa. O ladrilho que entra em nosso ateliê passa por vários procedimentos muito mais manuais que à máquinas, e são transformadas em tesselas, a unidade de fragmento do mosaico. 

 

Deste processo, resulta pó de pedra, lascas e sobras que são praticamente integralmente aproveitadas em trabalhos artísticos que não requerem regularidade rígida. O que resulta de nosso ateliê a cada 1000kg de material que recebemos é um saco de entulho tamanho médio e estamos ainda tentando reduzir.

 

 

Deixe seu comentário