Fechar
Um guia com 14 páginas
que vão te colocar a par do mundo do mosaico contendo todos os parâmetros para a boa escolha de uma obra para seu espaço.
Receba novidades
da Mosaico!
Receba também

A APRESENTAÇÃO

O que você precisa saber sobre mosaico.

Blog da Mosaico

Pisos Em Mosaico

Pisos Em Mosaico

PISOS EM MOSAICO À ALTURA DOS OLHOS

 

Peças do mosaicista Leonardo Posenato podem ser aplicadas em halls, salas, quartos, cozinhas, varandas, sacadas e até em pátios, valorizando os ambientes

 

Os pisos ganham cada vez mais destaque na decoração. Atualmente são muitas as opções de revestimento no mercado. Por isso, surge uma alternativa para deixar os ambientes ainda mais exclusivos, elegantes e com a cara do proprietário: os pisos com peças em mosaicos. O trabalho do arquiteto e mosaicista gaúcho Leonardo Posenato dentro do segmento já é tão reconhecido que 60% da produção feita no atelier dele, em Porto Alegre, vão para residências da Região Sudeste.

Toda a peça em mosaico tem uma durabilidade incrível, praticamente secular, se cuidada de maneira correta, por isso, pode ser aplicada em pisos sem problema algum”, afirma Leonardo Posenato. As peças compõem tanto ambientes internos, como halls de entrada, salas, quartos, cozinhas e corredores de passagem, quanto externos, como varandas, sacadas e pátios. “Uso pedras de todas as partes do mundo, o que dá diferencial e resistência para a obra. Mármores Europeus e orientais compõe o meu trabalho”, conclui o mosaicista, há mais de 15 anos no mercado. Não há uma regra na aplicação das peças nos ambientes. O importante é ter equilíbrio na hora do projeto para que a obra ganhe um destaque e a casa não fique com ar carregado. O efeito estético, o bom gosto e a sofisticação são únicos. Cerâmica e porcelana, por possuírem uma beleza ímpar, além de cores e brilhos, também são utilizadas em peças.

A técnica utilizada pelo artista é a do Mosaico Romano, onde a clivagem e a fragmentação das pedras é feito à mão através do martelo romano. Outro diferencial de Posenato é o uso das cores, um campo que exigiu muito tempo de estudo e muita prática. “Utilizo a Teoria das Cores, onde cada cor influencia a percepção da outra, por isso é necessário criar e harmonizar o que chamamos de família de cores para cada obra”, informa Leonardo.

 

Bará do Mercado

Na capital gaúcha, uma mandala criada por Posenato foi aplicada ao piso bem no ponto central do Mercado Público, onde centenas de pessoas transitam diariamente. Mas as inspirações para suas obras são variadas. Vão desde elementos sacros, passando por animais, flores e objetos, até formas abstratas e personalidades. No portfólio do artista há mais de 100 opções de design que podem ser desenvolvidas.

 

 

 

Leonardo Posenato

Leonardo Posenato é natural de Porto Alegre e tem 35 anos. Desde cedo descobriu a vocação para as artes. Aos 5 anos de idade já freqüentava escolas de música e arte.  Aos 8 anos, começou a se aprimorar nas artes visuais, quando ficou decidido em família que assim que completasse os 17 iria para Itália estudar artes. A Paixão pelo mosaico o levou para a famosa Escola de Mosaico da Itália: Scuola Mosaicisti, onde se formou. Para se ter idéia, a escola foi fundada em 1922 com o objetivo de resguardar os conhecimentos milenares do mosaico. Hoje, Leonardo tem o seu atelier na zona sul da capital e é graduado também em Arquitetura pela UFRGS. Posenato já ministrou cursos no MARGS em Porto Alegre, e ateliers em São Paulo, atualmente mantém em funcionamento um bem sucedido sistema de cursos de mosaico online.  Além de obras de grandes dimensões, Posenato também cria quadros e objetos decorativos em mosaico. Em 2007, organizou a sua primeira exposição em Porto Alegre. A mostra “Mosaico Est” apresentou trabalhos com a técnica do “Rustico Grezzo" (Aparência rústica, resultado da quebra feita à mão com a martelinha de mosaico).

Deixe seu comentário