Fechar
Um guia com 14 páginas
que vão te colocar a par do mundo do mosaico contendo todos os parâmetros para a boa escolha de uma obra para seu espaço.
Receba novidades
da Mosaico!
Receba também

A APRESENTAÇÃO

O que você precisa saber sobre mosaico.

Blog da Mosaico

Painel Em Mosaico A Vindima Dos Amorins

Painel Em Mosaico A Vindima Dos Amorins

Painel em mosaico A vindima dos Amorins

 

A vindima dos amorins 2,6x5,2m  -  Leonardo Posenato

A obra foi inspirada no complexo de painéis da basílica de Santa Constança em Roma, ele é uma releitura de um trecho de mosaico romano que data em torno de 400 dc. Ou seja um mosaico com 1600 anos! Hoje no mundo só se tem notícia de 2 releituras desta obra, uma se encontra em um restaurante em Tóquio, com cerca de 6 metros quadrados e este que pertence à vinícola Salton com 13,5 metros quadrados.

A obra foi feita com mármores, granitos de todo o mundo, pedras ornamentais brasileiras e pedras preciosas do Brasil e do mundo. Para a moldura em motivo vegetal de videira foram utilizadas ágatas brasileiras tingidas. Para representar outros momentos do painel principalmente as uvas foi utilizado ametistas da melhor qualidade disponível, jaspe sanguíneo, cristal de rocha tingido. Ainda foi utilizado esmalte vítreo por sua cor viva para representar os cetros (os cajadinhos dos amorins).

O motivo da representação é direto, os amorins fazendo a vindima e a elaboração do vinho. Os amorins são os precedentes da imagem dos anjos na cultura ocidental. A videira e a vindima sempre tiveram significados muito epseciais ao longo da humanidade ao ponto do vinho ser utilizado em todas as culturas do mundo em rituais.

 

Veja outros modelos de painéis em: https://mosaico.arq.br/painel-em-mosaico/

na parte de paineis em mosaico 

 

Significado profundo do painel

Para descobrir o real significado deste instigante e misterioso painel, tive que procurar na filosofia egípcia e na tradição de conhecimento dos gregos.

O primeiro significado desta representação é muito direto: Os amorins estão fazendo o trabalho que é considerado simples e comum, que é colher as uvas, transportar e pisar as uvas. Mas perceba que estão todos muito contentes nas suas atividades. Isto nos quer dizer: Viva sua vida da melhor maneira possível, seja feliz e realizado em cumprir a cada momento sua missão, independente da atividade que seja.

 

O segundo nível de interpretação nos fala do direcionamento dos pensamentos. Ou seja, se os pensamentos são positivos a natureza trabalha a nosso favor, pois veja bem, os amorins são seres místicos, pertencentes à natureza, são a representação da própria energia da natureza, a energia que faz crescer a uva com saúde, o sol, as folhas, a terra, os insetos polinizadores, estão sempre trabalhando a nosso favor independente do que está acontecendo. Então a mensagem agora é: Pensar sempre positivo, com um sentimento de muita gratidão em relação à vida, pois o universo é rico e nos dá tudo. Manter os pensamentos em boa sintonia faz com que o universo conspire a nosso favor.

 

O terceiro nível de interpretação é o mais profundo e foi necessário buscar na metafísica o entendimento para a antiga filosofia grega. A metafísica fala que nossos pensamentos criam substâncias tão reais como a matéria, mas em uma faixa de vibração muito mais sutil. Não existem cores que nossos olhos não podem ver?  Pois bem a forma pensamento é uma substância que os olhos não vêem, mas influencia os outros, as coisas, a vida. Então é um alerta à criação das formas pensamentos. Podemos formar formas boas ou ruins, elas vão reproduzir na sua realidade o que você pensa. A mensagem é: Cuide os pensamentos, para formar uma realidade agradável e feliz. Se pode criar uma realidade de abundância, realização, alegria e felicidade. Crie a todo o instante o melhor para você. 

Deixe seu comentário