Fechar
Um guia com 14 páginas
que vão te colocar a par do mundo do mosaico contendo todos os parâmetros para a boa escolha de uma obra para seu espaço.
Receba novidades
da Mosaico!
Receba também

A APRESENTAÇÃO

O que você precisa saber sobre mosaico.

Blog da Mosaico

Mosaico Na Casa Cor

Mosaico Na Casa Cor

 

Mosaicista Leonardo Posenato participa da Casa Cor RS 2016
 
 

O trabalho exclusivo do mosaicista e arquiteto Leonardo Posenato poderá ser conferido durante a Casa Cor RS 2016, que acontecerá de 28 de junho a 24 de agosto, em Porto Alegre.  Ao todo, o artista terá três obras no espaço Bilheteria “Boas-Vindas”, assinado pelas arquitetas Aclaene de Mello e Gabriela Ordahy. Foram criados por ele dois painéis, que funcionam como um díptico, e um piso.

No piso coloquei uma grande rosa dos ventos de 4 metros de envergadura, sendo uma rosa completa com 16 pontas, levando em conta os 4 pontos cardeais, os 4 colaterais e os 8 subcolaterais. Calculei em média 15.000 fragmentos de mármores travertinos, granitos marrom café e mármore marrom imperial”, afirma Leonardo. Já no díptico de painéis que estão à esquerda e à direita do fundo do espaço, ele escolheu como tema o passado de bailes em clubes. “Optei pelo impressionismo como técnica e acabei me inspirando na famosa tela “Danse a la ville”, de Renoir, para fazer o painel esquerdo. No outro painel, que faz par com o esquerdo, retratei o mesmo casal dançando no tempos depois, fazendo um jogo com a memória passada do clube com o presente. O díptico leva o nome então de “ O casal ontem e hoje”. Para o arquiteto, participar desta grande mostra de decoração é de suma importância, pois mostra na prática como a obra do artista se encaixa com muito charme em ambientes sofisticados.

Leonardo Posenato é um dos nomes do mosaico que permeia minha mente há dez anos. Sei que é um dos melhores do Sul e o acaso da vida cuidou deste reencontro oportunizando uma descontraída conversa, onde a alegria de estarmos juntos num evento tomou conta de nós dois e em duas horas planejamos tudo o que apresentaríamos”, comemora Aclaene de Mello. Para Gabriela Orday, o mosaico, como uma obra de arte, tem seu valor estimativo e também, como uma obra de arte que ele é, confere amor ao ser visualizado. O público irá se surpreender com o que encontrará neste ambiente. “A novidade da ausência da cor, estilo minimalista, audácia e história, contada através dos mosaicos do Leonardo, vai encantar todos os visitantes do espaço”, conclui Aclaene.

SERVIÇO
Leonardo Posenatona Casa Cor RS 2016
28 de Junho a 21 de Agosto de 2016
Rua Faria Santos, 451 - Petrópolis
Porto Alegre - RS
Terça a Sexta das 15h às 21h
Sábado das 12h às 21h
Domingo das 12h às 20h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira)

 

Casa Cor 2016 - Leonardo Posenato

 

 

Nome do espaço: Bilheteria “Boas-Vindas”

Profissionais que assinam e profissão: Arq. Aclaene de Mello & Arq. Gabriela Ordahy

Metragem quadrada: 74m²

Conceito em relação a estilo: O conceito do ambiente é minimalista. Menos é mais no espaço. Branco e Tom madeirado claro: uma combinação infalível! As cores claras remetem aos espaços do norte europeu, claros, charmosos, elaborados e limpos. O impacto sensorial do ambiente foi projetado através da iluminação e de um design de mobiliário que representa a clareza e a simplicidade.

Conceito em relação às propostas de uso dos recantos nossos recantos são vazios, enaltecendo a ideia do minimalismo

Principais referências de estilo: A geometria entrelaçada com a estética industrial, na forma e nos materiais empregados no maior estilo neoplasticista- presente em todo o conceito do ambiente- e a arte dos mosaicos – neste caso elaborados pelo artista e arquiteto Leonardo Posenato-. a técnica histórica que exalta a mais bela expressão artística. Através da rosa dos ventos no piso reforçamos a representação da nossa profissão como arquitetas, sol, vento e luz. Diretrizes básicas de uma boa arquitetura.

“O neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias. “

Destaque em design de mobiliário: Estrutura metálica em formato modular, com nichos em marcenaria, leve, simples, e translúcida espacialmente. Balcão da bilheteria, móvel generoso para atendimento ao publico e para conferir as boas-vindas. Poltronas da grife Brava Forma compactas e super confortáveis e com desenho limpo que acompanham o estilo do ambiente.

Destaque em materiais de acabamento: Utilização de painéis em MDF madeirado claro da empresa Masisa, para revestimento da marcenaria, empresa comprometida com a sustentabilidade. Piso vinílico da Durafloor, facilidade e agilidade para instalação e limpeza, destacando o design e a resistência do material. Cobogós representando a invenção da identidade brasileira. A porta de acesso ao ambiente -e da mostra- no sistema Vetro Sul  que integra os ambientes, através de vidro temperado de segurança e espelho guardian, item que não pode faltar em nenhum projeto glamoroso - o espelho confere clareza, profundidade e requinte e bem colocado agrega qualidade ao projeto, item de responsabilidade da casa vidro.

Grande novidade ou tendência em exposição: No ambiente Concierge, utilizamos fitas de LED, novas no mercado e que promete ser tendência. Ela possui diferentes temperaturas de cor, que irá proporcionar a sensação de um ambiente mais frio ao atingir sua máxima temperatura e a sensação de aconchego ao atingir a menor temperatura. Embutidas no forro de gesso este por sua vez inspirado na obra de Mondrian. As mesmas são acionadas pela automação.

 

-----------------------------------------

 

Participação na Casa Cor – RS 2014

Estamos participando da Casa Cor Porto Alegre este mês com a obra intitulada Café Decor, em parceria com as arquitetas Clarice Mancuso e Daisy Dias para o ambiente Café Decor, uma cafeteria funcional e espaço de eventos patrocinado pela Revista Decor. É um piso em mosaico medindo 1,00 x 2,00 metros inspirado nas decorações da época do Art déco, originada na década de 20 e 30  foi visto como estilo elegante, funcional e ultramoderno. O estilo foi marcado por uma união das artes inteiramente artesanais do século anterior e o movimento industrial que tendia a padronizar e geometrizar a decoração. O piso representa volutas típicas do Arte déco que se afinam e se alargam elegantemente com cachos de grão de café executados com a pedra preciosa Jaspe sanguíneo, conseguindo o tom forte do café. Na escrita também se utilizou a fonte geometrizada do estilo.

A aplicação deste estilo nesta exposição é um retorno ao trabalho mais artesanal e personalizado, visando transferir esta personalidade ao ambiente e dar mais conteúdo histórico e decorativo aos usuários do café.

Piso em fase de finalização. A técnica de execução escolhida foi um misto entre o "Mosaico Romano" clássico caracterizado pelas pedras aquadradadas e formando linhas de andamento e o estilo "Mosaico a Palladiana" com fragmentos maiores do mármore italiano carrara mas sempre seguindo com precisão as linhas de andamento e composição que segue o tema em primeiro plano, mantendo assim a harmonia. 

Detalhe dos primeiros esboços feito à mão. 

 

Deixe seu comentário