Fechar
Um guia com 14 páginas
que vão te colocar a par do mundo do mosaico contendo todos os parâmetros para a boa escolha de uma obra para seu espaço.
Receba novidades
da Mosaico!
Receba também

A APRESENTAÇÃO

O que você precisa saber sobre mosaico.

Blog da Mosaico

Mosaico Estação Petrobras Do Trensurb Rs

Mosaico Estação Petrobras Do Trensurb Rs

Estamos fazendo boa parte dos mosaicos para esta estação, eles serão colocados nas colunas da plataforma. Ficou a nosso encargo também os logotipos da Petrobras e Trensurb. Confira matérias abaixo!

 

  

Veja abaixo video para o canal 10 sobre a execução dos trabalhos

http://www.youtube.com/watch?v=H0sPfgEHeFQ

 

 Evento de abertura dos trabalhos e assinatura do contrato de obra. À direita Leonardo, à esquerda Presidente da Trensurb, depois Taís Vicari e Zaira Machado a Agência Verdeperto que articulou todo o projeto.
Foto - Arquivo Verdeperto[/caption]

 

  O arquiteto gaúcho Leonardo Posenato é um grande produtor de mosaicos artísticos e decorativos. Estudou na Scuola Mosaicisti del Friuli, no norte da Itália, uma referência mundial na preservação das técnicas milenares do mosaico e seu ensino. Lá teve contato direto com técnicas ancestrais, como mosaico romano, grego, bizantino, medieval, além de técnicas modernistas e contemporâneas. Leonardo participa do projeto de revitalização da Estação Petrobras e busca, na natureza, inspiração para o trabalho, que realiza no seu atelier, em Porto Alegre.

 

 

 

  A confecção de mais de 100 metros quadrados de mosaicos está sendo feita por seis coletivos de trabalho, coordenados por artistas plásticos gaúchos especializados neste tipo de arte. Inspirados na fauna e na flora do Rio Grande do Sul, eles trabalham em seus próprios ateliers, localizados em Porto Alegre, Ivoti, Novo Hamburgo e Pelotas. Para acelerar o trabalho, e evitar transtornos aos usuários do trem, os mosaicos estão sendo montados sobre telas, que, depois de prontas, serão instaladas e rejuntadas na Estação. O grafite terá uma área de mais de 400 metros quadrados, ocupando todo o teto da bilheteria. Desenhos que simbolizam as estações do ano e a vegetação nativa do Rio Grande do Sul são inspirados nas formas e estruturas naturais características da art nouveau. Na entrada, destaca-se a imagem de uma deusa, vestida de verde e amarelo, representando, ao mesmo tempo, a Petrobras e a Nação Brasileira. Assim como na plataforma, a obra em grafite é um grande mosaico de símbolos relacionados à natureza e à cultura gaúchas. A Verdeperto Comunicação criou a nova identidade visual da Estação Petrobras, do trem metropolitano de Porto Alegre. O projeto artístico, patrocinado pela Petrobras, prevê mais de 400 metros quadrados de obras em grafite no teto da bilheteria e painéis de mosaico nos pilares, paredes e escada da plataforma, além da recuperação de toda a estrutura física da estação e das passarelas.   Com investimento de R$ 880 mil reais, a revitalização vai inserir a estação no mapa das atrações turísticas da Região Metropolitana na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. As obras de restauração no prédio iniciam neste mês de junho e devem estar concluídas em quatro meses. A criação e confecção dos mosaicos, feitas nos ateliers dos próprios artistas, já estão acontecendo.   O contrato de patrocínio, entre a Verdeperto e a Petrobras, foi assinado no dia 22 de abril, em um evento realizado na Refinaria Alberto Pasqualini. Na oportunidade, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, manifestou o engajamento da Prefeitura no projeto, assumindo o compromisso de revitalizar as áreas de acesso às passarelas, nos dois lados da BR 116.   Representando a Petrobras, veio ao Rio Grande do Sul, o gerente da Regional de Comunicação Institucional São Paulo-Sul, Diego Pila. Segundo ele, uma das principais motivações da Petrobras em aprovar o patrocínio foi o caráter inovador da proposta, que vai transformar a estação em uma verdadeira galeria de artes ao ar livre.   Fonte: http://verdeperto.urucumbrasil.com.br/blog#.UbcqlOc3txF

Deixe seu comentário