Fechar
Um guia com 14 páginas
que vão te colocar a par do mundo do mosaico contendo todos os parâmetros para a boa escolha de uma obra para seu espaço.
Receba novidades
da Mosaico!
Receba também

A APRESENTAÇÃO

O que você precisa saber sobre mosaico.

Blog da Mosaico

Mesas Em Mosaico Montagem E Manutenção

Mesas Em Mosaico Montagem E Manutenção

 

Saiba mais sobre como escolher a sua mesa em mosaico, como montar ela quando receber o produto e como preservar da melhor maneira.

 

Para ver todos os nossos modelos de mandalas para mesas clique em:

https://mosaico.arq.br/mesa-em-mosaico/

 

Entre os produtos mais pedidos em nosso ateliê é a mesa em mosaico. Ela serve para decorar, utilizar, é uma ótima oportunidade de ter uma obra de arte de modo funcional dentro ou fora de casa, além do que ela significa. À nossa mesa convidamos para sentar e comer somente aqueles que consideramos nossos amigos verdadeiros, e unir todos sobre uma obra dá maior importância à celebração da vida com os amigos. Para escolher uma boa mesa em mosaico que faz frente à todas as suas necessidades, primeiramente recomendamos escolher o design dela e para isso é importante entender bem o que cada mandala e cada símbolo significa, e ver se tem afinidade com o que você pensa. Para isso preparamos o seguinte Post: tradução e interpretação das mandalas: https://mosaico.arq.br/blog-artigo/traducao-e-interpretacao-das-mandalas.html

    Em seguida você pode procurar os modelos em: https://mosaico.arq.br/rosone-ou-mandala-de-mosaico/

 

    Para solicitar uma mesa em mosaico é preciso saber se ela já tem um pé em ferro ou é necessário conseguir também esta base. Se precisar da base fornecemos bases de ferro com pintura eletrostática de alta durabilidade no tempo seguindo a mesma premissa de nosso mosaico. 

 

 

 

Como montar a sua mesa após receber ela por correio ou transportadora

-Primeiramente certifique-se de que a embalagem está com o conteúdo dentro e sem avarias antes de dar o recebido para a transportadora. Se o conteúdo estiver vazio simplesmente não receba que a seguradora restituirá o valor para que façamos outra peça. 

-Se você solicitou o tampo base ou se solicitou somente o tampo você simplesmente apoia uma peça encima da outra. O tampo e a base foram projetados para ficarem estáveis desta forma, apenas sobrepostos. Se você mesmo assim por algum motivo quer que estas duas peças fiquem firmes uma na outra então sugerimos esta cola que fará esta acoplagem seja em área interna quanto externa:

A Cascola Monta e Fixa pl 500 faz esta assemblagem perfeitamente. Apesar de indicar que é para áreas internas, ela é eficaz para colagens horizontais em áreas externas. Você pode comprar esta cola online em diversos sites, mas é bem provável que encontre em ferragens especializadas esta ou outras tantas similares. Se não conseguir nenhuma cola semelhante o silicone também pode fazer essa colagem. 

 

Se a base veio desmontada

Para bases de mesas acima de 120cm é necessário enviar ela desmontada por limites de tamanho nas transportadoras. Neste caso cada um dos pés entra perfeitamente em qualquer um dos encaixes. Faça a montagem conforme imagens abaixo observe a orientação e seguência das ferragens, acopladores e borboletas. 

 

 

Para dar manutenção na mesa de mosaico

A mesa em mosaico que produzimos é feita com pedras ou azulejos, de forma que estes materiais inertes resistem muito bem ao tempo e às intempéries. O que pode sinalizar com o tempo uma alteração é a coloração do rejunte e o fosqueamento do verniz que vem aplicado sobre a pedra. Para isto a limpeza recomendável é diluir duas tampas de detergente líquido em um litro de água, utilizar esta mistura esfregando energeticamente com uma escova de cerdas e após alguns minutos enxaguar muito bem com água corrente. Assim a cor do rejunte clareará. Um dia após esta limpeza, quando o tampo estiver bem seco passe até tres camadas do verniz para pedras, marcas recomendadas: Resina Multiuso para pedras (brilho) - Hidronorth ou Resina Acrílica para telhas, tijolos e pedras - Coral 

 

Para consertar bordas avariadas

Se por acaso a borda sofrer algum tipo de impacto com um objeto pesado ou for fortemente de encontro com uma parede ou outras ocasiões similares, para consertar a borda, siga estas instruções:

1- Enive para nós a imagem da borda danificada para que identifiquemos as cores das pedras ou cerâmicas e a cor do rejunte. 

2- Após esta identificação, lhe enviaremos um kit por correio com novas peças para a borda e o rejunte correspondente.

3- Inicie a substituição pelas pelas novas da seguinte maneira

a- retire as peças avariadas assim como o rejunte ao redor delas, para isto utilize uma chave de fenda, alicates, lixas.

b- Certifique-se de que as peças novas se encaixam no local indicado, se não couber você pode reduzí-las com um alicate, lixa, lixadeira ou martelo.

c- Cole as peças novas no lugar. Para isto você pode utilizar cola branca (recomendamos Carcorez Extra, compra em livrarias) e passa uma fita adesiva larca de 5cm sobre as pedras para que estas não escorreguem até a secagem total. Durante a secagem você pode inserir mais cola branca se for necessário pelas laterais das pedras. Outra alternativa é utilizar a Cascola Monta e Fixa Pl 500.

A Cascola Monta e Fixa pl 500 faz esta assemblagem perfeitamente. Apesar de indicar que é para áreas internas, ela é eficaz também colagens dede bordas em áreas externas. Você pode comprar esta cola online em diversos sites, mas é bem provável que encontre em ferragens especializadas esta ou outras tantas similares. Não utilize silicone para este caso específico.

d- Após 1 dia, se certifique que as novas peças estão bem coladas e passe o  rejunte. Você mistura num potinho o rejunte em pó que enviamos e deixe ele bem pastoso, passe com uma espátula nos buracos até preencher bem. Limpe com uma esponja úmida.

 

Evitando desenganos

Mesa em mosaico que se danificou no tempo por causa do conhecimento incorreto dos materiais por parte do artífice.

 

Mesa em mosaico importada do oriente que se danificou no tempo por causa do conhecimento incorreto dos materiais por parte do artífice.

 

Na minha vida profissional de mais de 15 anos muitas vezes eu ouvi: "Não dá para ter uma mesa em mosaico na área externa, com o tempo a base de madeira apodrece e a gente perde o móvel" . Este é um grande paradigma que se criou por causa da falta de conhecimento de alguns artesão do passado. Para se ter uma mesa em mosaico na área externa não se pode jamais ser feita em base de madeira qualquer que seja a sua resistência a àgua. Até um compensado naval, feito para construir barcos trabalha com a umidade da chuva, empena, descola e apodrece. O certo é utilizar o que utilizamos, uma chapa de material inerte. A chapa é inerte à umidade, temperatura e altamente resistente ao tempo. Isto que faz de nosso atelier ter peças nas áreas externas de nosso clientes a mais de 15 anos em ótimo estado.

 

 

Para ver todos os nossos modelos de mandalas para mesas clique em:

https://mosaico.arq.br/mesa-em-mosaico/

 

 

Deixe seu comentário