Fechar
Um guia com 14 páginas
que vão te colocar a par do mundo do mosaico contendo todos os parâmetros para a boa escolha de uma obra para seu espaço.
Receba novidades
da Mosaico!
Receba também

A APRESENTAÇÃO

O que você precisa saber sobre mosaico.

Blog da Mosaico

Mesas Em Mosaico

Mesas Em Mosaico

Mesas Em Mosaico

 

MESAS EM MOSAICO DÃO UM TOQUE DE EXCLUSIVIDADE NA CASA

 

O mosaicista gaúcho Leonardo Posenato cria peças em diversos formatos, tamanhos e desenhos

 

A decoração com peças personalizadas está conquistando cada vez mais adeptos.  Ter uma mobília exclusiva dentro de casa mostra bom gosto e atitude do morador. Atualmente, uma arte milenar está voltando com tudo para os lares dos brasileiros: o mosaico. As mesas com desenhos formados de pequenos fragmentos de pedras agrupados são as grandes estrelas desse novo curinga da arquitetura de interiores.

Há mais de 15 anos no mercado, o mosaicista e arquiteto Leonardo Posenato produz mesas de diversos formatos, tamanhos e desenhos. “A técnica que utilizo é do Mosaico Romano onde a clivagem e a fragmentação das pedras é feito com o martelo romano. O trabalho é artesanal e artístico, feito totalmente à mão. Cada obra é única”, afirma Posenato. As inspirações para suas obras são variadas. Vão desde elementos sacros, passando por animais, flores e objetos, até formas abstratas e personalidades. No portfólio do artista há mais de 100 opções de design que podem ser desenvolvidas. “Também personalizamos ideias quando o cliente já tem algo em mente que é possível de executar e ficaria esteticamente interessante”, diz.

No Brasil, um país tropical, o uso de mesas em mosaico em áreas externas é muito grande, pois o brasileiro tende a decorar a sacada, o terraço ou o pátio com algo especial. “Uso pedras de todas as partes do mundo, o que dá um diferencial e uma durabilidade incrível para a obra. Mármores Europeus e orientais compõe o meu trabalho”, conclui. O efeito estético, o bom gosto e a sofisticação são únicos. Cerâmica e porcelana, por possuírem uma beleza ímpar, além de cores e brilhos, também são utilizadas em peças. “Importante ressaltar que as mesas podem ficar expostas às intempéries, dentro de piscinas, sob altas ou baixas temperaturas sem qualquer prejuízo”, afirma.

Mesmo com uma “cara” mais de rua, as mesas produzidas com essa técnica dão um tom mais forte nos ambientes internos. A dica é usar peças em aparadores, mesas laterais ou centrais. Para os mais ousados, uma mesa de jantar é a sugestão.  As bases podem ser madeira, alumínio, inox, pedras, concreto e tantas outras. Outro diferencial de Posenato é o uso das cores, um campo que exigiu muito tempo de estudo e muita prática. “Utilizo a Teoria das Cores, onde cada cor influencia a percepção da outra, por isso é necessário criar e harmonizar o que chamamos de família de cores para cada obra”, informa Leonardo.

 

Dicas importantes:

 

Tampos: são feitos com pedras ou com cerâmicas dependendo do local, circunstância e orçamento. Os com pedras são mais valorizados visto o valor alto do material por causa da raridade de algumas tonalidades usadas.

 

Base: é imprescindível que a base seja estável. Quando colocado o tampo sobre a base, ela não pode oscilar a ponto de sentir instabilidade. Maior o tampo, maior é a base e sua estrutura é mais reforçada.

 

Encaixes: para mesas de tamanho pequeno e médio, o tampo é anexado à base com adesivo de alta tecnologia para que permaneça estável e segura, sem risco de cair. Em casos onde o tampo é maior, o próprio peso o mantém no lugar.

 

Encontro com o piso: Para termos maior estabilidade nestas mesas, a base deve ter 4 pernas, e para estabilizar estas pernas é utilizado adereços reguláveis em suas extremidades em contato com o piso, assim mesmo em um piso de área externa irregular, a mesa pode ser adaptada com firmeza no local.

 

 

 

Leonardo Posenato

Leonardo Posenato é natural de Porto Alegre e tem 33 anos. Desde cedo descobriu a vocação para as artes. Aos 5 anos de idade já freqüentava escolas de música e arte.  Aos 8 anos, começou a se aprimorar nas artes visuais, quando ficou decidido em família que assim que completasse os 17 iria para Itália estudar artes. A Paixão pelo mosaico o levou para a famosa Escola de Mosaico da Itália: Scuola Mosaicisti, onde se formou. Para se ter idéia, a escola foi fundada em 1922 com o objetivo de resguardar os conhecimentos milenares do mosaico. Hoje, Leonardo tem o seu atelier na zona sul da capital e é graduado também em Arquitetura pela UFRGS. Posenato já ministrou cursos no MARGS em Porto Alegre, e ateliers em São Paulo, atualmente mantém em funcionamento um bem sucedido sistema de cursos de mosaico online.  Além de obras de grandes dimensões, Posenato também cria quadros e objetos decorativos em mosaico. Em 2007, organizou a sua primeira exposição em Porto Alegre. A mostra “Mosaico Est” apresentou trabalhos com a técnica do “Rustico Grezzo" (Aparência rústica, resultado da quebra feita à mão com a martelinha de mosaico).  

 

Tampos De Mosaico Que Podem Ficar Em Áreas Externas

 
Os tampos de mesa em mosaico foram desenvolvidos e concebidos como uma forma de arte. Saborear bons momentos em uma sacada, ou uma varanda ou um jardim sobre uma mesa em mosaico tem o seu valor. Aqui encontramos muitas inspirações, além anteriores modelos de mandala em mosaico de pedras , desenvolvemos também modelos em azulejos por serem mais coloridos e por se basearem nos famosos mosaicos de Gaudi. Alguns modelos especificamente busco inspiração em Mirò.
 
As peças são executadas sobre chapa cimentícia leve de alta tecnologia, permitindo que fiquem em área externa permanentemente. As bordas da mesa são feitas com a mesma pedra do mosaico, coladas também com uma mistura de camadas de colas de alta tecnologia de adesividade fazendo com que fiquem muito resistentes e unidas ao tampo. Quanto ao acabamento do mosaico nós lixamos e pulimos a superfície da pedra e boleamos as bordas de modo que  fique arredondadas e não tenha nenhuma protuberância que possa agredir, e ao final do processo a peça recebe 3 camadas de verniz e impermeabilizante. 
 
As bases da mesa são de ferro e recebe pintura eletrostática na cores opcionais de preto, branco ou marrom. Para a escolha da cor da base deve ser considerado o modelo do mosaico. O pé dessa base tem reguladores que permitem a mesa se acomodar em qualquer ambiente, inclusive pisos de pedra irregulares, comuns nas áreas externas. 
 
Este objeto decorativo em mosaico foi pensado para realmente ter durabilidade arqueológica, feito com todas as partes pensadas na permanência de uma obra de arte que é um patrimônio que se mais valoriza a cada ano.  
 
Mesa em mosaico em área externa:
Mesa em mosaico Lis 80cm 
 
Mesa Festoni e Fiori 160cm de diâmetro para 8 a 10 pessoas
 
Mesa em mosaico cerâmico Vitral Árabe 80cm 
 
 

Para ver todas as nossas opções de mesa em mosaico: https://mosaico.arq.br/mesa-em-mosaico/

 

 
 
 
 
 
Entenda mais sobre a qualidade de nossas mesas e sua manuntenção https://mosaico.arq.br/blog-artigo/mesas-em-mosaico-montagem-e-manutencao.html