Fechar
Um guia com 14 páginas
que vão te colocar a par do mundo do mosaico contendo todos os parâmetros para a boa escolha de uma obra para seu espaço.
Receba novidades
da Mosaico!
Receba também

A APRESENTAÇÃO

O que você precisa saber sobre mosaico.

Blog da Mosaico

Manual De Colocação Do Mosaico

Manual De Colocação Do Mosaico

Manual de colocação do mosaico

 

"Fazemos obras em mosaico à mão com técnica do mosaico romano, feito com mármores  e granitos de todo o Brasil e do mundo, com altíssima durabilidade. Design feito em proporções clássicas, dentro da teoria das cores utilizando os mais modernos softwares de geometria para conseguir o melhor resultado estético. Nossos padrões são inspirados na história, cultura e etnias e são exclusivos. Cada obra é única"

Como o mosaico vem embalado:

Ao finalizarmos o mosaico dividimos ele em duas partes que se encaixam perfeitamente, fazemos uma caixa de madeira do tamanho certo e colocamos as duas metades uma sobre a outra. É feito desta forma para que o mosaico seja embalado em uma embalagem mais compacta evitando avarias e também por exigência das transportadoras. Para desenbalar é só fazer o processo inverso. 

Durante o processo de desembalar é bem comum cairem algumas pedras, e isso é completamente normal, pois se tratam de mais de 3000 peças por metro e algumas podem se soltar durante o transporte. Basta colocar cada peça no seu lugar novamente e durante o assentamento elas colam no mosaico.

      

 

Para colocar seu piso de mosaico, siga as intruções abaixo:

 

1-Primeiramente conferir todas as dimensões e provar o mosaico no lugar antes de colocar caso o espaço já tenha sido feito, revisar se há espaço suficiente seja em larguras seja em profundidade.

No caso dos mosaicos redondos, colocar o mosaico sobre o piso e marcar o formato dele antes de cortar.

Em alguns casos enviamos o mosaico em duas partes por limitações das transportadoras, nestes casos se deve juntar as partes que se encaixam perfeitamente antes de marcar no piso. Ver imagem na próxima página.

O mosaico tem espessura média de 1cm então sugerimos que o espaço determinado para ele tenha entre 1,1cm e 1,3cm. Se não estiver nesta medida providencie que esteja. É muito importante que o espaço esteja perfeitamente plano e limpo.

Ser for aplicar em área externa revise bem o caimento do local onde vai o mosaico, de modo que tenha no mínimo 1% de caimento. Ser for colocado num radier exclusivo ou no centro de um espaço com revestimento de área externa, o radier onde vai o mosaico deve ter caimento do centro do espaço para as bordas de no  mínimo 1% ou pode ocorrer o empoçamento de água das chuvas. 

 

Corte esquemático de radier para mosaico 

2-Neste estilo de mosaico a tela fica para o lado de baixo.

3-Preparar argamassa colante de cor preferencialmente branca, estender homogeneamente por toda a superfície com a ajuda de uma desempenadeira dentada.

Marca Recomendada para fazer o assentamento: Pastilhas e Mosaicos Portokoll cor entre branco, bege, marfim ou camurça. 

 

Caso o mosaico tenha sido enviado em duas partes, juntar as partes que se encaixam perfeitamente antes de marcar o seu formato no piso para o corte das cerâmicas ou assentar ele sobre a superfície previamente preparada.

4-Coloque o mosaico e ajuste em todas as dimensões. Bata levemente e aos poucos com uma desempenadeira de madeira por toda a superfície de maneira que esta vá se tornando cada vez mais plana e parelha. Deixe a umidade da argamassa umedecer a cola que foi utilizada para fazer o mosaico, deixando a peça mais maleável e mais fácil de adaptar ao espaço, e assim continue batendo levemente e aos poucos com a desempenadeira por toda a superfície até ficar bem plana. 

5-Espere o tempo da argamassa colante curar.

6-Aplique rejunte de cor preferencialmente clara entre branco, bege, marfim ou camurça. Limpar constantemente a superfície com o auxilio de uma esponja ou um pano úmido. Limpar várias vezes, mas cuidar para não retirar muito do rejunte de modo que este fique mais parelho possível com o piso. Marca recomendada: Rejunte Portokoll Premium Pastilhas e mosaicos ou Portokoll Topflex t-fex Rejuntamento especial

Contato do Representante em Porto Alegre - RS : Marcos Antônio Pfifer:  51 – 999 49 00 57 - Se for necessário, ele envia o produto para outros estados

7-Um dia após limpe energicamente com um pano úmido. E está colocado seu mosaico.

8-Acabamento:

Acabamento para os mosaicos com pedras, não recomendado para mosaicos cerâmicos.

Como o nosso trabalho em mosaico é do estilo Mosaico Romano, o acabamento das pedras é acetinado e após a colocação do rejunte, por causa da presença da areia na composição do rejunte é normal ele se apresentar um pouco mais desbotado nas cores. Isto se dá porque a areia arranhou o acabamento do verniz que passamos na superfície das pedras. Você tem duas opções, ou deixar assim, pois este acabamento é um dos preferido na Europa, e recebe o nome de “anticato” ou se preferir renovar e vitalizar mais as cores é recomendável passar um verniz para pedras.

Marcas recomendadas: Resina Multiuso para pedras (brilho)  - Hidronorth ou Resina Acrílica para telhas, tijolos e pedras – Coral.

Esta resina servirá também como manutenção para o mosaico, devendo ser repassado a cada ano após uma boa limpeza. A limpeza periódica se faz com uma escova, água e detergente comum.

Passar com um rolinho de pintura como mostra na imagem abaixo:

 

Caso de colocação com piso de madeira ou piso vinílico ou outros tipos de piso não cerâmicos:

No caso da colocação com o material vinílico segue o mesmo processo de colocação com o piso cerâmico, cortando o piso no exato tamanho do mosaico e encaixando e colando o mosaico com a cola especial (cimento cola)  discriminada no ítem 3. Para essa assemblagem recomendamos que a cola especial (cimento cola) seja aplicado também na área ao redor do mosaico entre o piso vinílico ou madeira e o contrapiso (cerca de 5cm para dentro do piso vinílico ou madeira) e abundantemente na interface entre o piso vinílico e o mosaico.

Para aplicação na parede:

a)Preparo da superfície

Antes de iniciar a colocação se deve preparar a superfície. O ideal é retirar a tinta e o reboco do local e refazer o reboco do mesmo modo que se faz reboco para uma parede de banheiro que receberá revestimento cerâmico, com uma razão bem forte de cimento como nas fotos abaixo. Caso não seja possível a retirada do reboco então se sugere o apicoamento da parede seguindo este vídeo manual que está abaixo:

a)Colocação

Caso for aplicado em paredes e outras superfícies verticais, se utiliza o mesmo processo de identificação das dimensões e se cola com a mesma argamassa colante recomendada do ítem 3. O que muda: Ao colocar a peça na superfície vertical, temos que assegurar que o mosaico não vai escorregar durante o processo e para isso se prega em vários pontos pregos grandes para que a peça fique fixa no local enquanto a argamassa cura, o que leva de 1 a 3 dias. Quando for aplicar o renjunte, a primeira coisa a fazer é retirar os pregos e se assegurar que a peça está bem fixa na parede, então a peça estará apta para a aplicação de rejunte, e faça todos os passos descritos nos ítens 6, 7 e 8. ver também o vídeo manual acima. 

Fixação das mandalas de paredes:

Para a fixação das mandalas de parede que vêm previamente coladas sobre uma chapa cimentícia leve com gancho para pendurar atrás. Faça um furo na parede com broca 8mm e utilize bucha 8. Coloque um parafuso 5mmx80mm ou uma "escapula Gancho zincado" conforme a foto abaixo para pendurar a mandala. 

Para reforçar a mandala para evitar riscos de quedas:

Colocar várias "Escapula Gancho zincado" ou pedaços de cantoneira metálica na parte de baixo da peça para dar apoio e reforço para evitar queda do mosaico.

Se o mosaico tiver mais de 80cm é obrigatório também para a segurança colocar 3 parafusos por metro que atravessam o mosaico e fixam na parede com bucha para evitar o empenamento da peça.

Para colocar os parafusos, escolher um parafuso chipboard cabeça chata, fazer os furos entre as peças do  mosaico pegando no rejunte, inserir a bucha e parafusar o parafuso. Recomendável o parafuso 5,0 mm espessura 80mm comprimento ou similar

 

      

Essa à esquerda não recebeu ainda os parafusos fixadores ao longo do trabalho, este à direita já recebeu os parafusos e as cantoneiras de reforço na parte de baixo e não empena. 

Essa fixaçao também protege contra picos de ventos que podem retirar o trabalho da parede

 

Manutenção

Com o tempo, em torno de 5 anos, você notará que o mosaico está mais desbotado e com eventuais sujeiras escuras nas juntas das pedras. Isto se deve pelo uso do espaço e o caminhar das pessoas sobre a obra gerando abrasão e acúmulo da sujeira. O que devemos fazer?

Primeiramente cabe ressaltar novamente a questão do gosto. Quem tem um gosto tendente mais ao rústico, que valoriza marcas do tempo e gosta de ver os materiais com o desgaste natural fazendo aquele clima de Europa pode deixar a obra como está pois em nada prejudicará sua estrutura fundamental nem enfraquecerá os colantes.

Mas se você é do tipo que gosta de manter tudo na mais perfeita manutenção e gosta de ter suas obras com aparência de novo é só seguir estes passos a seguir:

 

1- Limpar a obra com ácido para pedras, recomendamos o ácido forte para granitos da Belinzoni (bert 27), mas tem diversas marcas nacionais que cumprem muito bem a função. Nesta limpeza você colocará  num balde cerca de 200ml de água para cada metro quadrado de mosaico e misturará com uma tampa do produto para cada 50ml de água. Você usará este caldo para fazer a limpeza esfregando fortemente com uma escova de cerdas grossas.

2- esperar secar bem a obra, e em alguns casos, dependendo do clima da cidade poderá levar mais de 1 dia.

3- Passar o verniz para pedras novamente, podendo repassar a cada duas horas até ficar com 3 camadas.

4- Em alguns casos poderá também repassar o rejunte, utilizando preferencialmente o mesmo rejunte utilizado quando a obra foi assentada, neste caso, após a aplicação do rejunte, esperar secar por 1 dia e limpar bem com um pano úmido e repassar mais uma camada do verniz, está pronta a sua manutenção e seu mosaico vai parecer novo novamente.

Seguem abaixo alguns vídeos com rápido tutorial prático com algumas dicas enquanto filmamos a colocação de peças que são feitas com mais de 2 pedaços:

 

 

 

Deixe seu comentário