Fechar
Um guia com 14 páginas
que vão te colocar a par do mundo do mosaico contendo todos os parâmetros para a boa escolha de uma obra para seu espaço.
Receba novidades
da Mosaico!
Receba também

A APRESENTAÇÃO

O que você precisa saber sobre mosaico.

Blog da Mosaico

Artista Para A Lei De Colocação De Obras De Artes Plásticas Nas Edificações De Porto Alegre

Artista Para A Lei De Colocação De Obras De Artes Plásticas Nas Edificações De Porto Alegre

O artista Leonardo Posenato é apto para a lei de obras de arte em Porto Alegre e está devidamente cadastrado na Secretaria Municipal de Cultura conforme este link:  http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?pg=6&p_secao=310

Leonardo Posenato tem um vasto currículo e uma história muitro profunda nas artes, iniciando seus estudos muito jovem, segue a biografica completa: https://mosaico.arq.br/atelie/biografia.html

Com 15 anos de atuação no mercado nacional, tem uma vasta cartela de clientes que são desde clientes particulares e de decoração de interiores até grandes entidades como o governo federal: https://mosaico.arq.br/atelie/nossos-clientes.html

 

Consulte-nos, temos soluções para todos os orçamentos: (51) 3407 4977 ou 9 9998 4977

 

Obra colocada no empreendimento Ampla da Rossi - Obra com valor inferior a R$ 5000,00

 

Especialista em obras de grande porte com ênfase em obras para áreas externas, posenato conta com obras em universidades, vinícolas, igrejas e prédios públicos e particulares em todo o Brasil. 

Veja mais painéis do artista em: https://mosaico.arq.br/painel-em-mosaico/

Obras para piso e hall de entrada: https://mosaico.arq.br/rosone-ou-mandala-de-mosaico/

 

Matéria: 

Prefeitura regulamenta a Lei nº 10.036, de 8 de agosto de 2006, que dispõe sobre a colocação de obras de artes plásticas nas edificações com área adensável igual ou superior a 2.000m² (dois mil metros quadrados) e dá outras providências:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cgi-bin/nph-brs?s1=000032073.DOCN.&l=20&u=/netahtml/sirel/simples.html&p=1&r=1&f=G&d=atos&SECT1=TEXT

 

 

Matérias sobre este assundo:

 

Foto: Fabiano Panizzi

AINDA POUCA CONHECIDA, LEGISLAÇÃO EXIGE COLOCAÇÃO DE OBRAS DE ARTES PLÁSTICAS NAS EDIFICAÇÕES COM ÁREA ADENSÁVEL IGUAL OU SUPERIOR A 2.000M²

 

Porto Alegre possui uma lei de estímulo à obras de artes em prédios com área adensável, ou seja, que é contabilizada pela prefeitura na hora de determinar o índice de construção da obra, igual ou superior a 2.000m². O Decreto 17.354 de 11/08/2011, que regulamenta a Lei 10.006 de 08/08/2006, no entanto, ainda é pouco conhecido dos porto-alegrenses.  O arquiteto e mosaicista Leonardo Posenato é um dos artistas cadastrados na Prefeitura Municipal para participar do processo de execução de trabalhos artísticos.

“Essa lei é um estímulo para nós, artistas, que podemos colocar a nossa marca em lugares onde passam muitas pessoas. É nosso papel embelezar lugares e deixar o mundo mais bonito”, afirma Posenato. Além disso, para o artista, esse cadastro junto ao órgão responsável – a Secretaria Municipal de Cultura – possibilita uma qualidade nos trabalhos e um controle mais rigoroso no que está sendo colocado em prédios. “Todos ganham: nós, os moradores dos prédios, mas acima de tudo a cidade”, conclui Posenato.

Formado em mosaico pela Scuola Mosaicisti, de Spilimbergo, na Itália, Posenato é especializado em obras de grande porte. Orgulha-se de ser o primeiro mosaicista brasileiro com formação tradicional pela instituição italiana, referência mundial na arte. É possível se deparar com o trabalho único e exclusivo do artista Leonardo Posenato em vários pontos da cidade e do Rio Grande do Sul. Mosaicos de grandes dimensões podem ser encontrados em estações de trens da região metropolitana, prédios públicos de Porto Alegre, vinícolas da Serra Gaúcha, fachadas e interiores de igrejas, além hotéis e restaurantes.

A técnica que utilizo é do Mosaico Romano onde a clivagem e a fragmentação das pedras é feito com o martelo romano. O trabalho é artesanal e artístico, feito totalmente à mão. Cada obra é única”, afirma Posenato. As inspirações para suas obras são variadas. Vão desde elementos sacros, passando por animais, flores e objetos, até formas abstratas e personalidades. O mosaico é uma arte decorativa milenar que surgiu na época greco-romana. Pequenos fragmentos de pedras são agrupados para formarem lindos desenhos.

Uso pedras de todas as partes do mundo, o que dá um diferencial e uma durabilidade incrível para a obra. Mármores Europeus e orientais compõe o meu trabalho”, conclui. O efeito estético, o bom gosto e a sofisticação são únicos. Cerâmica e porcelana, por possuírem uma beleza ímpar, além de cores e brilhos, também são utilizadas em peças. Outro fator de sucesso no trabalho dele é o uso das cores, um campo que exigiu muito tempo de estudo e muita prática. “Utilizo a Teoria das Cores, onde cada cor influencia a percepção da outra, por isso é necessário criar e harmonizar o que chamamos de família de cores para cada obra”, afirma Posenato.

 

Leonardo Posenato

Leonardo Posenato é natural de Porto Alegre e tem 35 anos. Desde cedo descobriu a vocação para as artes. Aos 5 anos de idade já freqüentava escolas de música e arte.  Aos 8 anos, começou a se aprimorar nas artes visuais, quando ficou decidido em família que assim que completasse os 17 iria para Itália estudar artes. A Paixão pelo mosaico o levou para a famosa Escola de Mosaico da Itália: Scuola Mosaicisti, onde se formou. Para se ter idéia, a escola foi fundada em 1922 com o objetivo de resguardar os conhecimentos milenares do mosaico. Hoje, Leonardo tem o seu atelier na zona sul da capital e é graduado também em Arquitetura pela UFRGS. Posenato já ministrou cursos no MARGS em Porto Alegre, e ateliers em São Paulo, atualmente mantém em funcionamento um bem sucedido sistema de cursos de mosaico online.  Além de obras de grandes dimensões, Posenato também cria quadros e objetos decorativos em mosaico. Em 2007, organizou a sua primeira exposição em Porto Alegre. A mostra “Mosaico Est” apresentou trabalhos com a técnica do “Rustico Grezzo” (Aparência rústica, resultado da quebra feita à mão com a martelinha de mosaico).  

 

 

SERVIÇO:

Ateliê de Mosaico – Leonardo Posenato

Avenida Padre Cacique, 3146

Porto alegre – RS

51- 34074977

www.mosaico.arq.br

Fonte:  http://www.soupnews.com.br/leonardo-posenato-apoia-lei-municipal-que-obriga-obras-de-arte-em-predios/

 

 

 

 

Deixe seu comentário