Veja mais de Arte Sacra Em Mosaico Mosaicos Bizantinos Sacros E Religiosos

Monograma Simbolo Jhs

Cód.: JHS

Novo – 3 vendidos

Este modelo poderá sair de linha em breve

Preço a consultar

A prazo: 
10X
A vista com 5% de desconto via boleto:
Preço a consultar
Frete:
-
Valor único para entrega em todo o Brasil
Prazo de Entrega: 30 dias - Consulte o que temos a pronta entrega
Compra garantida
Entrega 100% Segurada

Descrição

Basicamente a sigla JHS significa Jesus Salvador dos Homens. Este é um símbolo da fé católica e aparece em relevo na hóstia consagrada durante a missa.

Embora esta tradição seja muito comum na Igreja Católica, o significado da sigla JHS ainda é desconhecido por muitos fiéis.

Por vezes no centro da letra H aparece uma cruz, como referência a Jesus Cristo. Sendo usado também para a decoração interior das igrejas católicas.

O símbolo também aparece frequentemente em altares, escudos, toalhas e diversos outros itens de cunho religioso.

Como mencionado acima, a sigla JHS significa Jesus Salvador dos Homens, porém alguns fiéis interpretam erroneamente como “Jesus Hóstia Santa” ou “Jesus Homem Salvador”.

monograma IHS está em várias partes: escudos, altares, toalhas de mesa, portas de sacrários e até inscrito na hóstia. Também aparece o JHS, que tem a mesma denotação.

Mas qual é o significado dessas letras?

O monograma IHS é a transcrição do nome abreviado de Jesus em grego, Ιησο%u03CDς (em maiúsculas, ΙΗΣΟΥΣ). O “J” corresponde à pronúncia do “I” na antiguidade, assim como o “V” era empregado como “U”.

As letras já deram lugar a várias interpretações. A única aceita é a abreviação da frase em latim: “Iesus Hominum Salvator” (Jesus Salvador dos Homens).

Algumas pessoas interpretam erroneamente as três letras como “Jesus Homem Salvador” ou “Jesus Hóstia Santa”.

 

O monograma foi adotado por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, como emblema dos jesuítas. O papa Francisco, membro dos jesuítas, tem este monograma em seu escudo episcopal.

Produtos Relacionados