Fechar
Um guia com 14 páginas
que vão te colocar a par do mundo do mosaico contendo todos os parâmetros para a boa escolha de uma obra para seu espaço.
Receba novidades
da Mosaico!
Receba também

A APRESENTAÇÃO

O que você precisa saber sobre mosaico.

Blog da Mosaico

Manual De Colocação Do Mosaico

Manual De Colocação Do Mosaico

Manual de colocação do mosaico

 

"Fazemos obras em mosaico à mão com técnica do mosaico romano, feito com mármores  e granitos de todo o Brasil e do mundo, com altíssima durabilidade. Design feito em proporções clássicas, dentro da teoria das cores utilizando os mais modernos softwares de geometria para conseguir o melhor resultado estético. Nossos padrões são inspirados na história, cultura e etnias e são exclusivos. Cada obra é única"

 

Para colocar seu piso de mosaico, siga as intruções abaixo:

 

1-Primeiramente conferir todas as dimensões e provar o mosaico no lugar antes de colocar caso o espaço já tenha sido feito, revisar se há espaço suficiente seja em larguras seja em profundidade.

No caso dos mosaicos redondos, colocar o mosaico sobre o piso e marcar o formato dele antes de cortar.

Em alguns casos enviamos o mosaico em duas partes por limitações das transportadoras, nestes casos se deve juntar as partes que se encaixam perfeitamente antes de marcar no piso. Ver imagem na próxima página.

O mosaico tem espessura média de 1cm então sugerimos que o espaço determinado para ele tenha entre 1,1cm e 1,3cm. Se não estiver nesta medida providencie que esteja. É muito importante que o espaço esteja perfeitamente plano e limpo

2-Neste estilo de mosaico a tela fica para o lado de baixo.

3-Preparar argamassa colante de cor preferencialmente branca, estender homogeneamente por toda a superfície com a ajuda de uma desempenadeira dentada.

Marca Recomendada para fazer o assentamento: Pastilhas e Mosaicos Portokoll cor entre branco, bege, marfim ou camurça. 

 

Caso o mosaico tenha sido enviado em duas partes, juntar as partes que se encaixam perfeitamente antes de marcar o seu formato no piso para o corte das cerâmicas ou assentar ele sobre a superfície previamente preparada.

4-Coloque o mosaico e ajuste em todas as dimensões. Bata levemente e aos poucos com uma desempenadeira de madeira por toda a superfície de maneira que esta vá se tornando cada vez mais plana e parelha. Deixe a umidade da argamassa umedecer a cola que foi utilizada para fazer o mosaico, deixando a peça mais maleável e mais fácil de adaptar ao espaço, e assim continue batendo levemente e aos poucos com a desempenadeira por toda a superfície até ficar bem plana. 

5-Espere o tempo da argamassa colante curar.

6-Aplique rejunte de cor preferencialmente clara entre branco, bege, marfim ou camurça. Limpar constantemente a superfície com o auxilio de uma esponja ou um pano úmido. Limpar várias vezes, mas cuidar para não retirar muito do rejunte de modo que este fique mais parelho possível com o piso. Marca recomendada: Rejunte Portokoll Premium Pastilhas e mosaicos ou Portokoll Topflex t-fex Rejuntamento especial

Contato do Representante em Porto Alegre - RS : Marcos Antônio Pfifer:  51 – 999 49 00 57 - Se for necessário, ele envia o produto para outros estados

7-Um dia após limpe energicamente com um pano úmido. E está colocado seu mosaico.

8-Acabamento:

Acabamento para os mosaicos com pedras, não recomendado para mosaicos cerâmicos.

Como o nosso trabalho em mosaico é do estilo Mosaico Romano, o acabamento das pedras é acetinado e após a colocação do rejunte, por causa da presença da areia na composição do rejunte é normal ele se apresentar um pouco mais desbotado nas cores. Isto se dá porque a areia arranhou o acabamento do verniz que passamos na superfície das pedras. Você tem duas opções, ou deixar assim, pois este acabamento é um dos preferido na Europa, e recebe o nome de “anticato” ou se preferir renovar e vitalizar mais as cores é recomendável passar um verniz para pedras.

Marcas recomendadas: Resina Multiuso para pedras (brilho)  - Hidronorth ou Resina Acrílica para telhas, tijolos e pedras – Coral.

Esta resina servirá também como manutenção para o mosaico, devendo ser repassado a cada ano após uma boa limpeza. A limpeza periódica se faz com uma escova, água e detergente comum.

Passar com um rolinho de pintura como mostra na imagem abaixo:

 

 

Manutenção

Com o tempo, em torno de 5 anos, você notará que o mosaico está mais desbotado e com eventuais sujeiras escuras nas juntas das pedras. Isto se deve pelo uso do espaço e o caminhar das pessoas sobre a obra gerando abrasão e acúmulo da sujeira. O que devemos fazer?

Primeiramente cabe ressaltar novamente a questão do gosto. Quem tem um gosto tendente mais ao rústico, que valoriza marcas do tempo e gosta de ver os materiais com o desgaste natural fazendo aquele clima de Europa pode deixar a obra como está pois em nada prejudicará sua estrutura fundamental nem enfraquecerá os colantes.

Mas se você é do tipo que gosta de manter tudo na mais perfeita manutenção e gosta de ter suas obras com aparência de novo é só seguir estes passos a seguir:

 

1- Limpar a obra com ácido para pedras, recomendamos o ácido forte para granitos da Belinzoni (bert 27), mas tem diversas marcas nacionais que cumprem muito bem a função. Nesta limpeza você colocará  num balde cerca de 200ml de água para cada metro quadrado de mosaico e misturará com uma tampa do produto para cada 50ml de água. Você usará este caldo para fazer a limpeza esfregando fortemente com uma escova de cerdas grossas.

2- esperar secar bem a obra, e em alguns casos, dependendo do clima da cidade poderá levar mais de 1 dia.

3- Passar o verniz para pedras novamente, podendo repassar a cada duas horas até ficar com 3 camadas.

4- Em alguns casos poderá também repassar o rejunte, utilizando preferencialmente o mesmo rejunte utilizado quando a obra foi assentada, neste caso, após a aplicação do rejunte, esperar secar por 1 dia e limpar bem com um pano úmido e repassar mais uma camada do verniz, está pronta a sua manutenção e seu mosaico vai parecer novo novamente.

 

 

Deixe seu comentário