Fechar
Um guia com 14 páginas
que vão te colocar a par do mundo do mosaico contendo todos os parâmetros para a boa escolha de uma obra para seu espaço.
Receba novidades
da Mosaico!
Receba também

A APRESENTAÇÃO

O que você precisa saber sobre mosaico.

Blog da Mosaico

Exposição Itinerante Personalidades Preciosas

Exposição Itinerante Personalidades Preciosas

LEONARDO POSENATO APRESENTA A MOSTRA “PERSONALIDADES PRECIOSAS”

 

Quadros de famosos em mosaico deverão percorrer o Brasil; O primeiro lugar a receber a exposição será a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves

Nomes de homens e mulheres importantes no cenário nacional e mundial fazem parte da mostra itinerante “Personalidades Preciosas”, do mosaicista Leonardo Posenato. Artistas, esportistas, religiosos, políticos e celebridades foram retratados a partir de uma das técnicas mais antigas da humanidade: o mosaico. O primeiro lugar a receber a exposição, que percorrerá o país, será a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves (RS), de 05 a 25 de outubro.

 

Inspirado em tendências internacionais de artistas como Damien Hirst (caveira cravejada de diamantes) e Vik Muniz (rostos feitos com pigmentos em pó ou confetes), Leonardo Posenato reproduziu, em mosaico, inicialmente, dez famosos. Fazem parte da galeria a modelo Gisele Bündchen, o jogador Neymar, a cantora Ivete Sangalo, o presidente americano Barack Obama, o líder espiritual Dalai Lama e o Papa Francisco. “A ideia da exposição foi homenagear personalidades conhecidas pelas suas feitas, façanhas ou relevância moral e espiritual. Nos quadros usei pedras preciosas de altíssimo valor com o DNA do mosaico”, diz Leonardo Posenato.

 

Os quadros são feitos quase integralmente com pedras preciosas provindas de todos os lugares do mundo, como quartzos transparentes, verdes, rosas e fumê, ametista, citrino, rodocrozita, hematita, cornalina, calcita, ônix preto, jaspe sanguíneo, agatha e olho de tigre. Em alguns casos, para representar os dentes e olhos, são utilizados também pequenos pedaços de mármore e granitos para manter o reconhecimento da imagem para o espectador através da gestalt (psicologia das formas). Em cada peça foram usadas entre 15.000 e 20.000 pedras preciosas. Com dimensões de 80cm x 80cm, os quadros pesam em média 25 kg.

 

Hoje tenho dez quadros prontos, mas não quer dizer que este número não aumente. Quero criar e criar mais quadros e tornar esta exposição uma referência para, quem saber, levá-la para outros países”, conclui Leonardo. No mercado há 15 anos, Posenato utiliza a técnica do Mosaico Romano em que a clivagem e a fragmentação das pedras são feitas com o martelo romano. O trabalho é artesanal e artístico, feito totalmente à mão. Outro fator de sucesso no trabalho dele é o uso das cores, um campo que exigiu muito tempo de estudo e muita prática. “Utilizo a Teoria das Cores, onde cada cor influencia a percepção da outra, por isso é necessário criar e harmonizar o que chamamos de família de cores para cada obra”, afirma o artista. Atualmente, mosaicos de grandes dimensões feitas por Posenato podem ser encontrados em estações de trens da região metropolitana de Porto Alegre, prédios públicos, vinícolas da Serra Gaúcha, fachadas e interiores de igrejas, além hotéis e restaurantes.

Leonardo Posenato

Leonardo Posenato é natural de Porto Alegre e tem 34 anos. Desde cedo descobriu a vocação para as artes. Aos 5 anos de idade já freqüentava escolas de música e arte.  Aos 8 anos, começou a se aprimorar nas artes visuais, quando ficou decidido em família que assim que completasse os 17 iria para Itália estudar artes. A Paixão pelo mosaico o levou para a famosa Escola de Mosaico da Itália: Scuola Mosaicisti, onde se formou. Para se ter idéia, a escola foi fundada em 1922 com o objetivo de resguardar os conhecimentos milenares do mosaico. Hoje, Leonardo tem o seu atelier na zona sul da capital e é graduado também em Arquitetura pela UFRGS. Posenato já ministrou cursos no MARGS em Porto Alegre, e ateliers em São Paulo, atualmente mantém em funcionamento um bem sucedido sistema de cursos de mosaico online.  Além de obras de grandes dimensões, Posenato também cria quadros e objetos decorativos em mosaico. Em 2007, organizou a sua primeira exposição em Porto Alegre. A mostra “Mosaico Est” apresentou trabalhos com a técnica do “Rustico Grezzo" (Aparência rústica, resultado da quebra feita à mão com a martelinha de mosaico).  

 

 

SERVIÇO:

Mostra Personalidades Preciosas

Vernissage dia 12 de Abril de 2016

Horário: 19 horas 

Local: Ateliê de Mosaico Leonardo Posenato 

Av. Padre Cacique 3146 - Poa - RS

Verificar Mapa:  http://www.mosaico.arq.br/fale-conosco.html

Reservar Presença, preencha o formulário: http://www.mosaico.arq.br/fale-conosco.html

Ingressos Limitados

 

 

Atelier Leonardo Posenato

51- 34074977

www.mosaico.arq.br

mosaico@mosaico.arq.br

 

 

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Adriano Cescani e Robledo Milani

Phosphoros Novas Ideias

Porto Alegre – Rio Grande do Sul - Brasil

(51) 3012.6810 – (51) 8184.1561

phosphoros@phosphoros.com.brwww.phosphoros.com.br

 

Deixe seu comentário